Mercado imobiliário de Santa Maria/RS

Há algum tempo atrás fizemos um artigo a respeito do mercado imobiliário de Porto Alegre (POA) (você pode ler aqui), capital do Rio Grande do Sul (RS). Como o estado do RS é a minha principal área de atuação, acaba sendo do meu interesse abordar assuntos relacionados ao mercado imobiliário desse estado em especial. Assim sendo, hoje estarei iniciado uma série em que abordarei o mercado imobiliário e de serviços de algumas das principais cidades do estado.

Escolhi a cidade de Santa Maria para dar início a essa jornada, por ser uma das principais cidades do estado e ser a principal cidade da região central do Rio Grande do Sul – região em que atuei ativamente durante muitos anos.

Irei abordar nesse artigo alguns aspectos do setor imobiliário da cidade, porém pretendo em artigos futuros abordar alguns outros assuntos do setor de serviços também, indicando profissionais, sites e portais de qualidade e de referência na cidade que recomendo para quem tiver interesse de conhecer mais. Antes que esqueça, se quiser acessar um bom site da cidade que centraliza as imobiliárias Santa Maria, acesse no link anterior.

cidade de SM

A cidade de Santa Maria (RS)

O município possui quase 300 mil habitantes, segundo senso de 2015 do IBGE, firmando como a 5ª cidade mais populosa do estado do Rio Grande do Sul. Porém, vale ressaltar que uma parte significativa da população da cidade é composta por estudantes e militares – caracterizando-se como uma cidade de passagem, em que esses estudantes e militares ficam alguns anos e depois se mudam. Essa característica acaba por aquecer muito o mercado imobiliário da cidade (não a toa existem muitas imobiliárias em Santa Maria).

Pertence à cidade a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), uma das maiores Universidade Públicas do país. Estudam na UFSM atualmente mais de 28.000 alunos. A economia da cidade depende muito do serviço público.

A cidade é referência por ser a 2ª cidade do Rio Grande do Sul com mais pessoas ricas (segunda do estado com maior número de indivíduos das classes A e B).

Setor de imóveis em Santa Maria RS

Por conta de tudo o que foi destacado anteriormente: o grande número de estudantes e militares, juntamente com a grande rotatividade populacional que esses indivíduos trazem, além do fato de ser a segunda cidade do estado com o maior número de pessoas ricas; a cidade acaba se tornando um lugar muito interessante de se negociar imóveis.

O setor imobiliário da cidade é bastante aquecido e conta com um número bastante algo de imobiliárias (mais de 150 registradas) e corretores que trabalham por conta própria. Algumas das principais imobiliárias de Santa Maria: Cancian, Taperinha, Nilo, Jair Behr, Luiz Coelho, Nova Era, etc. Existe um portal na cidade que centraliza as melhores imobiliárias da cidade de SM e facilita a vida do público consumidor, ele pode ser acessado em: imobiliariasantamaria.com. Vale a visita.

Imobiliárias de Santa Maria RS

Eu considero que os corretores de imóveis de Santa Maria sejam talvez um dos melhores do estado. A cidade é bastante conhecida pelos bons profissionais, muitos que saem de outras cidades da região e vão atuar no mercado aquecido apresentado pela cidade.

O escopo de atuação das imobiliarias em Santa Maria é bastante amplo: casas para alugar, apartamento para alugar, casas para locação, apartamentos para locação, aluguel de casas e apartamentos, ape para locar, ap para locação, compra e venda de terrenos, terrenos para compra, terrenos à venda, etc